segunda-feira, 7 de maio de 2012

As formas do poema

A palavra "soneto" vem do italiano sonetto, que quer dizer  "pequena canção", ou literalmente "pequeno som". Essa forma poética surgiu na Itália. Outros grandes sonetistas foram William Shakespeare, autor inglês de peças teatrais, e Luís de Camões, famoso poeta português. Até hoje, no entanto, há quem goste de compor sonetos, como fizeram Vinicius de Moraes, Carlos Drummond de Andrade, Olavo Bilac, Raimundo Correia, entre tantos outros poetas brasileiros... Composto por 14 versos, o soneto do origem italiana é distribuído em quatro estrofe: duas de quatro e duas de três.
    Outra forma fixa muito difundida no Brasil e em Portugal é a trova, também chamada de quadra ou quadrinha. Com uma única estrofe composta de quatro versos, que costumam ter sete sílabas cada um, esta é uma composição poética bastante popular.
    Os haicais são uma forma de poema japonês. Composto, tradicionalmente, por uma única estrofe de três versos, com 17 sílabas, um haicai costuma ser escrito numa linguagem simples. Essa forma de poema em geral não tem título nem rimas e trata de temas que se referem à natureza, às estações do ano e ao momento presente, sendo baseada na contemplação da vida cotidiana. Quando chegou ao Brasil,o haicai sofreu algumas mudanças: passou a ter rimas e a apresentar um título. Os poetas brasileiros não se importam com número de sílabas dos versos, com suas rimas, não costumam dar a seus poemas títulos e se sentem livres para abordar quaisquer assunto. Paulo Leminski, Millôr Fernandes e Alice Ruiz são alguns dos poetas que criaram e criam haicais no Brasileiros.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário